Com calma, chego lá!

20 de janeiro de 2015

6 razões porque deves comer de 3 em 3 horas

1. Aumenta o seu metabolismo: Metabolismo é a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo por baixo, queimamos poucas calorias, se for alto, queimamos muitas calorias. Então porque razão comer de 3 em 3 horas aumenta o teu metabolismo? Porque, cada vez que ingerir um alimento, o seu organismo terá de gastar energia para digerir. Por essa razão, cada vez que se alimenta, está queimando calorias.


2. Evita ataques de fome, isto porque quando se fica muitas horas sem comer, fica cheio de fome, e a única coisa que quer fazer é comer, sem se importar com o que come, se é saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acaba com a vontade de comer doces ou comidas com muita gordura (que é o que geralmente grande parte dos cafés e bares tem para oferecer).


3. Mantém os níveis de energia altos: No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer (como por exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia - café da manhã, almoço e jantar), elas verificam muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância de alimentação no nosso corpo funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não damos combustível ele não anda e se lhe pomos um bom combustível ele fica mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase a comida saudável. 

4. Evita a destruição dos músculos: O nosso corpo precisa de estar constantemente a receber aminoácidos (blocos construtores de proteínas), ou provenientes da alimentação ou dos nossos músculos. Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente a receber nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los aos nossos músculos, o nosso organismo entra assim no estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As consequências que advêm disso são: um corpo flácido e um metabolismo baixo.

5. Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo: Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses menores no nosso organismo, comparando por exemplo com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma (fazer 3 refeições ao dia) cada vez que comemos, comemos em exagero (devido a grande fome que temos), e consumimos mais energia do que a que precisamos, então como tal organismo vai armazená-los. Essa energia a mais vai ser armazenada sobre a forma de gordura. Se comermos mais regularmente ao longo do dia, isso já não acontece.

6. Diminui o armazenamento de gordura: Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o teu corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Para além disso comer frequentemente, faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

Um comentário:

  1. Jessica tudo bem sua linda?
    Adorei o seu post e comer de 3 em 3 horas foi o principal que mudei quando iniciei a dieta...hoje como tranquila ;)

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir